"- E que somos nós? - exclamou Ega. - Que temos nós sido desde o colégio, desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento, e não pela razão..."
Os Maias

domingo, 3 de outubro de 2010

Será egoísta o amor? nah!


Todos temos requisitos mais ou menos apertados para a escolha do amor da nossa vida. Os meus requisitos, para além de uma extrema rectidão de carácter e de um apurado sentido de humor, - como se isso fosse pouco - eram muito claros:
a) ser do Sporting! porque tenho a ideia de que os sportinguistas são boas pessoas, sabem sofrer, são persistentes, em suma, podemos vibrar com o mesmo golo, no mesmo sofá e com umas panquecas à frente!
b) tocar guitarra! se for guitarra portuguesa?! melhor ainda! que goste de música, de fado, e faça solos de guitarra só para mim.

Isto, na genialidade de Fernado Pessoa, é o seguinte:
«Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos.»
«No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa.»

1 comentário:

Tiago Lourenço disse...

Em jeito de brincadeira, quando a conversa toca a Benfica ou Sporting (na fase onde as pessoas não sabem que somos ambos do Benfica)costumo dizer: Antes de perguntar o nome à minha mulher, perguntei-lhe se era do Benfica! LOL