Já lá vai muito tempo que penso em escrever aqui qualquer coisa sobre os modos de associativismo, e sobre aquelas pessoas que estão sempre do lado de fora, as pessoas que desdenham o projecto alheio como se não houvesse amanhã, e que no fundinho de si, desejam que nada construido pelos outros possa seguir em frente. Quem conhece a realidade de Associações em meios pequenos, sejam eles rurais ou urbanos, sabe do que estou a falar, e consegue idealizar na perfeição o tipo de pessoas a que me refiro. Os do Contra! Mas vou deixar este tema para uma outra altura.
Hoje, neste espaço, não posso deixar de divulgar um projecto associativo recente encabeçado por um colaborador deste blogue. Um amigo com os pés assentes na Terra e cujas suas próprias raízes não menospreza. Nos dias de hoje, há que saber dar importância às pessoas que se mexem e que se movem por ideias! O trabalho de associativismo, o dinamismo por aquilo em que se acredita, e tantas vezes se acredita sozinho!, é uma qualidade inestimável. Um exemplo!
A DESCOBRINDO - ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL apresenta-se através do numero zero da sua Revista, que fiz questão de receber em minha casa: Solstício. Apresenta-se para já também em Blogue. A DESCOBRINDO é uma associação sem fins lucrativos com sede na Soalheira e que pretende actuar no território sul da Serra da Gardunha, ali abarcando 12 freguesias, a saber: Alpedrinha, Atalaia do Campo, Castelo Novo, Lardosa, Louriçal do Campo, Mata da Rainha, Orca, Póvoa da Atalaia, Póvoa do Rio de Moinhos, São Vicente da Beira, Soalheira e Vale de Prazeres. A DESCOBRINDO propõe-se motivar e formar a população para a criação de projectos inovadores, valorizando a identidade dos recursos, os lugares, produtos e saberes daquela região. O plano de intervenção passa assim pela promoção do património natural, histórico, cultural, agrícola, social e humano, daquela que consideram ser a identidade da verdadeira Beira Baixa.
Como eu não sou do Contra, desejo aqui sinceramente toda a sorte para este projecto!
Como eu não sou do Contra, desejo aqui sinceramente toda a sorte para este projecto!
E como não podia deixar de ser, fica aqui aquele que é, para mim, o mais recente "Hino" de homenagem e de ânimo ao Associativismo e às ideias que o fazem viver, sabendo que ele é feito de altos e baixos, de avanços e recuos, mas sempre da vontade de quem acredita em si e nos outros.

4 comentários:
Vou estar atento... Já agora deixa-me dizer que Velhos do Restelo, há muitos, mas graças a pequenos, médios, ou grandes projectos, ou conquistas, esta raça tem vindo a ser extinta pouco a pouco...O único problema é que os "velhos" já não estão apenas no restelo...
Tal como disse, vou estar atento ao projecto
Esqueci-me de perguntar. Como posso obter a revista?
Estão por todo o lado (os velhos do Restelo) e são assim como uma batata podre dentro de um saco de batatas sãs. Disseminam-se! LOL
Quanto à revista, já se pode em encontrar em alguns postos de turismo da região. O preço de capa é 1,50€, e receber em casa não é de todo a melhor politica, sendo que o selo é 1,30€...
A propósito, quem está atento é também o Prof. Marcelo. O Solstício foi um dos livros recomendados desta semana, segundo o site da RTP (http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/escolhasmarcelo/?Livros-recomendados-no-programa-de-14-02-2010.rtp&post=6410)
VER Outras AQUI !
Enviar um comentário