"- E que somos nós? - exclamou Ega. - Que temos nós sido desde o colégio, desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento, e não pela razão..."
Os Maias

sábado, 2 de outubro de 2010

Tenho que escrever qualquer coisa...


Que uma pessoa quando mora sozinha, começa a falar sozinha! E o mais grave é que começa a achar que isso é normal. E depois tem um blogue, e começa a acreditar que escrever nele é como que desabafar... Eu, que nunca tive um diário. Que já rasguei cartas antigas, e que guardo outras religiosamente. Que gosto de estar com as minhas memórias, que gosto de as tentar apagar, como acontece com números de telemóvel que não uso há 10 anos, mas que de um momento para o outro, irritantemente, se quiser ligar àquela pessoa, sei que não preciso de consultar a lista. É irritante!
Será que todos nós sabemos um ou outro número de telefone de ex-namorados, como se de uma praga que nos persegue se tratasse?
A verdade é que se o meu namorado souber números de ex-namoradas é ainda muito mais irritante. É que as pessoas apaixonadas não conseguem ter um pensamento reversível, que é uma competência que as crianças adquirem aos 5/6 anos de idade, e as permite fazer as operações mais simples de matemática. a+b=c, c-a=b. Na verdade, os ciúmes não são mais do que uma operação mal feita de matemática.  Quando não conseguimos inverter os lugares e fazer raciocínios simétricos. Quando não nos conseguimos pôr no lugar do outro. Simples. Mas muito difícil!
Na maior parte das vezes, queremos é estar no lugar do outros, ou ter estado... Todas as crianças, por mais inteligentes que sejam, e continhas que façam à vida..... são invejosas! Desejam ardentemente o que é dos outros. Mas uma ex-namorada ainda é pior. Porque mesmo que já não goste do nosso namorado, mesmo que nada quisesse com ele caso estivesse livre, continua com inveja! Coisa feia!

1 comentário:

Marta Albuquerque disse...

É a velha teoria de que a galinha da vizinha é melhor do que a minha.. Também vizinhas há que provam da galinha, não gostam, mas como não arranjam nada melhor... Voltam a atacar na galinha da vizinha! Coisa feia! ;)