"- E que somos nós? - exclamou Ega. - Que temos nós sido desde o colégio, desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento, e não pela razão..."
Os Maias

domingo, 22 de agosto de 2010

Filhós


Este post já esteve mais longe de poder ser o início de uma nova rubrica neste blogue - As Minhas Receitas, Minhas, como quem diz... porque não consigo fazer exactamente a mesma receita mais do que uma vez, e a mistura dos mesmos ingredientes é sempre uma surpresa. Na semana passada, dei 0,60 € por uma filhó feita na hora, na feira Medieval de Belmonte. E de tempos em tempos cá se fazem umas dúzias.
O que importa são os elementos que leva a massa e a relação certa entre ovos e farinha, porque o resto, é tudo uma questão de mais ou menos gosto. Mas ainda assim, ficam aqui as quantidades daquelas que estão apontadas nas nossas folhinhas como "As Filhós da Festa 1996", que foram feitas numa porção vantajosa e que devem ter ficado mesmo mesmo boas, a ponto de merecerem o título!

3 dúzias e meia de ovos
1,800 Kg de açúcar (ou nem isso)
5,500 Kg de farinha (ou o suficiente para que a massa deixe de correr)
200 g. de fermento de padeiro
Leite (quase um litro)
Erva doce (um pacote grande)
Sal e Canela
Aguardente
Azeite

O fermento de padeiro começa por dissolver-se em água quente e alguma farinha, e deixa-se repousar para depois misturar ao resto do preparado. É só ir juntando farinha até deixar de correr e amassar bem! Depois, deixa-se repousar durante pelo menos 7 horas, até crescer em dobro, benzendo a massa com uma cruz para que tudo corra bem com a levedura, como manda a tradição.
Prontas a fritar!

Nota: Se de repente já não lhe apetecer filhós, poderá fazer da mesma massa deliciosos Bolos de Azeite. Basta irem ao forno, a cozer bem devagarinho...

2 comentários:

Tiago Lourenço disse...

Só faltou escrever que no acto de benzer a massa,deve-se sussurrar:
"Deus te acrescente que é para muita gente!"
lol

AGomes disse...

LOLOL, é isso mesmo Tiago, vê-se que te é familiar: "Nosso Senhor te acrescente, como a água do nascente!", mas não quis limitar a imaginação de cada um :)
beijinhos