"- E que somos nós? - exclamou Ega. - Que temos nós sido desde o colégio, desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento, e não pela razão..."
Os Maias

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Luto académico



Na sexta feira, entre a despedida do Papa na televisão, soube-se em nota de rodapé da morte de Saldanha Sanches, 66 anos, grande professor e impulsionador do ensino e investigação de direito fiscal. Doutor em Direito, com obra feita, e a consideração de todos. Pese embora não tenha sido catedrático, a faculdade presta hoje a devida Homenagem e Luto, não sem alguma polémica.
Hoje, não haverá aulas.

Os alunos já tinham manifestado noutra sede a sua intenção de fazer desta uma segunda-feira diferente.
"Em homenagem ao Prof.Dr.José Luís Saldanha Sanches, todos aqueles que discordam do não encerramento da nossa Faculdade e gostavam de prestar uma última e profunda homenagem à perda de um homem cuja frontalidade, simplicidade, inteligência e aguçado sentido crítico eram marcas incontornáveis da sua personalidade, do qual muito me orgulho de ter sido aluno, irão trajar a rigor como símbolo de dia de luto académico durante todos os períodos do dia de aulas de amanhã. O Professor viveu muito mais para o ensino universitário do que para a carreira política e mesmo assim não lhe foram prestadas as mais dignas homenagens por parte do corpo docente da nossa Casa, nós agiremos de forma diferente ao concedermos por nós e para nós mesmos uma dia de luto em sua honra.
Sentido voto de pesar e um agradecimento especial pela clareza e dedicação do mais ilustre fiscalista que este País já conheceu.
Obrigado Prof.Dr.Saldanha Sanches e até sempre!
Foi e será um exemplo de luta contra o poder instalado a seguir pelos alunos!" (daqui)

"Ele sempre acreditou que o futuro eram os alunos...trabalhava para vocês!"
Dra. Maria José Morgado

Sem comentários: