"- E que somos nós? - exclamou Ega. - Que temos nós sido desde o colégio, desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento, e não pela razão..."
Os Maias

terça-feira, 22 de maio de 2012

Modo de caça



“Há uma metáfora muito forte que é a metáfora do modo de caça. Tu tens que estar em modo de caça. Modo de caça significa que tu és uma chita e lá ao longe, vês uma gazela, e tu começas a correr e colocas toda a tua energia de activação naquela batalha. Só existe aquilo. Não existe mais nada. É para aquilo que tu vives e para aquilo que tu trabalhas. E vais atrás. E se pelo caminho surgir uma lebre, tu comes. E se pelo caminho surgir outra gazela tu comes. E o que pode acontecer é pelo caminho surgir um bisonte muito grande, e tu atacas.
Mas se tu não estás em modo de caça, tu não vais correr.
E é muito grande a diferença: olhar lá para a frente e dizer: Epa, aquilo se calhar nem sequer é uma gazela, nem vale a pena, é uma árvore. Sabe como é que pensa um empresário? Epa, olha ali ao fundo uma árvore, se calhar tem uma gazela lá atrás!” Miguel Gonçalves
http://www.youtube.com/watch?v=gJMdlN2_VQE&feature=related

Sem comentários: