"- E que somos nós? - exclamou Ega. - Que temos nós sido desde o colégio, desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento, e não pela razão..."
Os Maias

sábado, 19 de junho de 2010

Saramago




Cautela!
Que ninguém ouça o que te digo
Dou-te um coração de loiça
Porque o meu anda contigo.







E eis que um senhor autodidacta, nascido numa aldeola, sem estudos, um trabalhador incansável, todos os dias, sozinho, sem renunciar a nada, sendo fiel às suas origens, ao trabalho e à força dos seus, consegue, este homem, sim, representar Portugal deste século!

Se pensarmos que, até ao passado dia 18 do mês de junho de 2010, alguém ainda pudesse ser um estalinista português, apesar de estar em Espanha, é perfeito, no seu melhor, e uma loucura, no seu pior. Sendo que os grandes homens, verdadeiros loucos, nunca se ajustaram às loucuras da vida.

É muito difícil ler todos os seus livros, porque escreveu-os em muito pouco tempo. É por isso, o escritor tardio mais extraordinário. Começou numa altura em que os escritores deixam normalmente de escrever e fê-lo continuadamente como se tivesse 18 anos, como se fosse uma erva daninha que cresce vertiginosamente e espontaneamente em local e momento indesejado, que precisa de ser controlada... e por isso, as suas palavras ficarão esculpidas para sempre na literatura planetária.

Pessoalmente, li “A Caverna” e dei por mim a pensar na relação existente dos suicídios incómodos escandinavos como sombras da teia económica Chinesa assente num simples cariz filosófico - A Lei da Sobrevivência - MAGNÍFICO!

Ao poeta e escritor: A minha admiração

1 comentário:

Tiago Lourenço disse...

Também li a caverna e apesar de ter sido o primeiro, no meu caso não posso dizer que foi amor à primeira vista, mas mesmo assim convenceu-me. Acho um livro profundo mas com muito significado. Um pouco filosófico até. Gosto do inevitável Memorial do Convento e As Intermitências da Morte. Abraço de amizade. PS. gostei do texto da mensagem no blogue. Boa descrição e boas comparações.